lixo.org

Assando Times [pt_BR]

[This is a translation of the previous post into Brazilian Portuguese.]

Tenho um amigo cuja esposa adora cozinhar, e ele foi incumbido de ajudá-la numa noite dessas.

Ele estava sem muita paciência, e resolveu pegar uns atalhos para acabar com a tarefa o mais rápido possível e voltar ao seu código, videogame, ou seja lá o for que lhe chamava a atenção no momento.

Em vez de trabalhar rápido e em pequenos lotes - ou lentamente, mas em grandes lotes - ele jogou todos os ovos, farinha e leite juntos de uma vez só. Misturou tudo muito rápido, enquanto mexia muito pouco. Formaram-se pelotas e, eventualmente, uma bacia inteira de massa com uma aparência terrível tinha que ser jogada fora.

O segredo, aparentemente, é misturar os ingredientes secos e molhados com muito cuidado: se você sabe que vai adicionar mais do que a mistura vai aguentar, é melhor peneirar os ingredientes secos antes, cruzar os dedos e, em seguida, misturar e mexer tudo como louco: quanto mais desequilibrada a proporção de seco vs. molhado, maior o esforço necessário para manter tudo homogêneo.

É um equilíbrio delicado, se você está lidando com uma nova receita ou utensílios desconhecidos. Na verdade, uma mudança de altitude ou a umidade do ar pode ser suficiente para mudar as probabilidades em favor de bolos medíocres.

Enquanto meu amigo me contava essa história, de repente eu percebi que a mesma coisa funciona para equipes, também: ao adicionar muitas pessoas ao mesmo tempo sem que que haja espaço para que todos absorvam e compartilhem seus pontos de vista, você está caminhando para a formação de pelotas de conhecimento e cultura, que são realmente difíceis de dissolver. Novos domínios, tecnologias e processos são variáveis a mais, tornando-se muito difícil prever se você vai acertar ou não, e que jogam as probablilidades em favor de resultados medíocres.

Mas e se você tivesse que fazê-lo? Ou, em vez disso: se você decidisse que, dadas limitações atuais, a coisa mais sensata e desejável a se fazer seria acrescentar um monte de gente numa equipe em um período de tempo muito curto? O que você faria para mantê-la livre de “pelotas”?